21 de janeiro de 2010

Transexualidade




“Sou transexual e tenho muita dificuldade em me aceitar. Aproveito para te perguntar o que faz um ser humano ser transexual? Nasce assim ou são os acontecimentos da infância que mudam o destino? Todo transexual tem algum problema físico ou mental que faz com que tenha vontade de ser do sexo oposto? Não consigo entender os estudos que dizem que é opção de vida. Queria ser homem, mas não consigo. Algo mais forte me leva a pensar como uma menina, a sonhar com os meninos, a me vestir como uma moça. Não é safadeza, mas gosto de estar vestida e produzida como uma mulher. Passar batom é uma coisa fantástica, um sentimento maravilhoso. Receber uma cantada de um homem, mesmo que pela internet, fico com meu coração tremendo de felicidade. Tenho todos ou quase todos os sentimentos femininos e não consigo entender o porque. Nunca tive coragem de me abrir com as pessoas.”

Você parece viver sob a pressão de um problema de identidade. Quem eu sou?
A distinção entre sexo e gênero envolve um grupo de determinantes físicos e psíquicos. Sexo tem a ver com prazer e função sexual. Gênero diz respeito à diferença entre masculino/feminino e precede o sexo. Possuir um corpo de homem ou um corpo de mulher nada significa no domínio dos impulsos sexuais. Uma identidade sexual permite à pessoa poder passar por toda a vida, da infância à velhice, por mudanças sem, no entanto, perder a capacidade de permanecer a mesma pessoa.

As experiências no período da infância estruturam a pessoa. Aos registros do primeiro período da vida quando se inscrevem imagens, experiências e recordações podem ser acrescentados resquícios das relações com os pais e pessoas do seu meio. No transexual, além dessas mudanças e informações, inclui-se a transição de um sexo para outro, algumas vezes afetando a identidade pessoal como você afirma no início do email.

O transexual não possui um problema físico ou mental. Ele possui uma realidade psíquica assim como os homossexuais e heterossexuais também possuem. Cada um à sua maneira. Existe uma distinção entre o sentido de identidade sexual e o sentido de identidade separado da sexualidade.

Enfrentar o domínio do sexo anatômico e conseguir alcançar a representação psíquica da sexualidade não constitui uma tarefa fácil. Somente em análise você conseguirá entender seus processos psíquicos e o que o conduziu à essa mudança. Porém negar a própria sexualidade reforça cada vez mais a dificuldade nas relações e aumenta o preconceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário