27 de janeiro de 2010

Cada um em seu lugar



Um filho possui diferentes significados que variam de casal para casal e dentro da relação cada um possui uma forma diferente de amar.
Na vida de um homem, a paternidade tem um lugar bastante privilegiado devendo ser acolhida principalmente quando são encontradas algumas dificuldades em demonstrar amor.

O homem sente, em sua origem instintual, uma enorme satisfação em dar um bebê à mulher realizando um desejo primitivo e fazendo-a feliz. Ele (co) participa diretamente da gestação assim como na criação dos filhos. Muitos homens orgulham-se muito em dizer “estamos grávidos”.  Um bom pai, o que não precisa ser algo tão excepcional ou surpreendente assim, encontra satisfação na medida em que começa a descobrir profundos sentimentos protetores e inicia o exercício de sua paternidade com as lembranças de sua própria infância, na relação com seu próprio pai ou possuindo um ideal de pai criado em sua imaginação.

Para homens e mulheres, o significado de um filho supõe trazer uma renovação de sua própria infância e juventude na medida em que todos os momentos de desenvolvimento do filho abrem espaço para que o adulto se expresse revelando sua própria experiência de forma sutil.

Um ponto interessante é o vínculo criado a partir das dificuldades que o filho apresenta onde, então, a relação leva ambos à uma forte identificação, favorecendo o desenvolvimento tanto do filho quanto do pai. Toda mulher gosta de ver um homem expressar seus aspectos infantis junto às crianças!

A mãe exerce um papel fundamental e o pai possui uma importante função de complementariedade única e insubstituível. Os papéis familiares devem ser fortalecidos e nunca modificados. A instituição familiar tem trilhado um percurso bastante difícil onde o lugar de cada um muitas vezes está desocupado ou, o que é pior,  parece não estar corretamente preenchido por seu integrante, desobrigando cada um de suas responsabilidades e imputando culpa ao outro.

Quando a vida está alicerçada no amor e na compreensão as relações se fortalecem, homens e mulheres aprendem a dividir o melhor de si e ainda aprendem com seus filhos.